sábado, 12 de janeiro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - DIA 12.01.2013

Bom dia !
Hoje é sábado, dia de descanso e higiene mental...
Passeio pela praia e converso com transeuntes acerca dos crimes ocorridos nesta Praia Grande infestada de marginais.
Pasmo, como sempre, descubro que os últimos crimes que mais uma vez chocaram a tantos (nacionalmente, inclusive), devem ter sido cometidos por agentes que deveriam estar atrás das grades, mas que foram liberados pela "justiça", sabe Deus os motivos.
Na noite de ontem, passeando pela cidade, observei o imenso contingente policial tentando dar segurança a todos nós, quer em viaturas, quer passo-transitando..., solicitando documentos, observando veículos, etc...
Ou seja, a polícia está desempenhando o papel que lhe cabe. A justiça, cumpre, por sua vez, o papel que lhe cabe, tendo que observar as leis que nos regem. Desta forma, como tantos e tantos meliantes que deveriam estar presos, encontram-se a nos "matar" com as crueldades hodiernas ?
Será que as normas atuais, com seus "direitos humanos", não estarão mais a proteger bandidos que a população a quem deve servir ?
Fica a pergunta para uma boa indigestão neste café de sábado, no qual decidi não falar de política, ter meu descanso e higiene mental.
Bom café !

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - Dia 11.01.2013

Bom dia !
De meus dias "infantis", lembro-me bem do povo nas ruas, gritando por liberdade, em desfavor da ditadura "contra-revolucionária" instalada à custa de muito sangue, nesta nossa latino-americana posse.
Estudantes, poetas, pensadores, compositores, jornalistas e até mesmo quem nada "tinha com o peixe", foram "sumidos", espancados, torturados, mortos ou "convidados a deixar o país", por medo  que mais uns Guevaras resolvessem aparecer e amarelar mais e mais as verdes notas que dominavam o mundo (ou meio que dominavam).
O povo, após muito esforço e lutas, conseguiu a tão sonhada liberdade (?).
Hoje, em nossas plagas tupiniquins, temos...
... liberdade de nos mantermos em nossas casas, atrás das grades, enquanto a criminalidade passeia impunemente...,
... liberdade para sermos "obrigados" a votar nos políticos que bem entendermos (o cardápio é variado)...,
... liberdade para, obrigatoriamente, servirmos às forças armadas...,
... liberdade de imprensa (pergunte ao CQC e O Estado), para denunciarmos e conhecermos denúncias as mais variadas, apesar de tudo continuar como d'antes...
.. além da liberdade para conhecermos e vivenciarmos outras tantas "liberdades"... 
Devo explicitar que não sou favorável às ditaduras nem aos extremismos, porém, esclareço que não considero aceitável o tipo de democracia que temos neste país varonil.
Bom café ! 
CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - 10.01.2013

Bom dia !
De férias, tomo a liberdade de fazer meu café da manhã neste sábado, publicando um café específico  para cada dia de minhas faltas (dias 10, 11 e 12), solicitando desculpas aos meus caríssimos leitores.
Nunca fui e desconheço viventes que tenham sido entrevistados por institutos de opinião pública, levando em consideração quaisquer parâmetros, acerca de estatísticas que classifiquem o governo federal como ótimo, bom, ruim ou péssimo.
Nesta última década, dois presidentes sempre galgaram os "píncaros da glória", apesar dos problemas pelos quais passamos: desastres de origem climática (previsíveis), nos quais vidas são ceifadas, insegurança e corrupção (ambas em constante alta), sistema de saúde precário, educação caótica, etc...
Considero que com todas as feições de tragédia, este seja um mistério insolúvel.
Como omissões tão acentuadas e desculpismos tão frequentes podem classificar tais líderes como "bons e ótimos"?
Nosso país é uma incógnita !
Sorte nossa, críticos e comentaristas do "diário", não estarmos em Tebas, senão já teríamos sido devorados por qualquer esfinge, mesmo que ela fosse "pequenina e meia-boca"!
Bom café !

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - 09.01.2013

Bom dia !
Semana retrasada, a ex-Secretária de Energia do Rio Grande do Sul, ex-Ministra de Minas e Energia e atual Presidenta, Dilma, afirmou que os "apagões" brasileiros ocorriam por falhas humanas.
Hoje, em desacordo com tal afirmativa, tecnocratas reúnem-se em Brasília, incluindo nossa síndica, visando minimizar tais problemas energéticos, causados pela má gerência, pelo aumento no consumo e pela queda na produção, devido à escassez de chuvas nas áreas das hidrelétricas.
De minha parte, analisando toda essa conjuntura, concordo com Dilma quando afirma que as falhas são humanas: quer dos dirigentes que deveriam proativamente observar e agir, quer da sociedade, que ainda crê nesses administradores e aceita o eterno desculpismo.
Assim, penso que o reservatório arrebentará:
a) No decreto governamental de 2012 que reduz a nossa conta de energia em 2013.
b) Nas mãos de "São Pedro", que se não forem benevolentes trarão os decorrentes racionamentos e apagões.
c) Nas  contas de gás, pois que ele é a matéria-prima importada a preço de ouro, para mover nossas usinas "termo-quebra-galhos".
d) Nos nossos magros bolsos, como de costume.
Muita energia a todos e um bom café da manhã.

PS - Em meus tempos petizes (no milênio passado), o comediante Pagano Sobrinho, fazia piadas acerca desses problemas energéticos no Brasil, dizendo:
"As empresas de energia são os únicos ladrões que nos roubam com as luzes acesas."

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - 08.01.2013

Bom dia !
As violências cometidas por crianças e adolescentes crescem a cada dia no território brasileiro.
Trato do assunto evitando o uso da palavra "noticiários", pois que estes não espelham o imenso número dos casos em questão. Mesmo os Boletins de Ocorrências policiais não abrangem a metade dos crimes perpetrados por menores no país.
A insatisfação popular com tantas impunidades neste nosso Brasil varonil, vem mobilizando a sociedade na busca pela redução da idade mínima para se tratar um indivíduo como criminoso, dos atuais 18, para os 16 anos.
Eu aqui, do alto de meu meio século de janelas, como observador das incontáveis injustiças nestas plagas tupiniquins, só tenho a considerar que a discussão será interessante, abrangente, vigorosa, vagarosa e que definitivamente não creio nos bons resultados que todos esperam.
Penso que as crianças em idades do "beabá" e maiores um pouco, continuarão sendo "mulas", pivetes de semáforos, ou ainda puxando cacos de vidro ou gatilhos...,
... que nossa justiça continuará sendo permissiva em excesso...,
... que a péssima infraestrutura penitenciária continuará libertando a todos por falta de espaços e verbas e, para terminar...,
... considero que um crime deve ser tratado como "crime", independentemente de fatores que venham a diferenciar seus indiciados.
Mas, como a minha opinião não vai mudar em nada o cenário nacional, tomo o meu café e assisto ao meu noticiário, rindo dos meus tempos em que ouvia o Juca Chaves desferir que o brasileiro é um povo que mesmo sabendo que vai dar mancada, dá !
Servido ?

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - 07.01.2013

Bom dia !
Segundo o site www.r7.com, o Brasil é o primeiro colocado no rol de países com os impostos mais altos do mundo.
Amigos e conhecidos meus, que também dão "pitacos", como eu, acerca de generalidades, escrevem que nessa lista, entre os dez primeiros colocados, encontramos países como a Suécia, a Itália, a França, etc..., como que justificando a nossa situação, esquecendo-se, tais comentaristas, que:
1 - No Brasil, para se ter um bom sistema de saúde, há que se pagar por ele;
2 - Idem no que tange ao ensino;
3 - Idem, ainda, no que se refere à segurança, e
4 - Igualmente em vários outros segmentos em que o poder público deveria empregar (e não emprega totalmente) os altos valores que recolhemos como impostos.
De há muitos anos afirmo que opinião é uma coisa a ser respeitada, mas, desde que haja coerência e que o embasamento não seja estanque ou "perneta".
Sinto muito, meus caros amigos comentaristas do cotidiano, não sou favorável às críticas alopradas, bem como as dos "sobremuristas", porém, considero que as piores, com certeza, são as que se apresentam como eternas defensoras do poder, sejam elas favoráveis a quaisquer bandeiras, com o intuito asqueroso de não perder visibilidade ou "chão".
Respeitando opiniões, esta é a minha.
Bom café !

sábado, 5 de janeiro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - 05.01.2013

Bom dia !
Li uma nota do Estadão de hoje, com o seguinte teor:

Ao todo, na administração pública, os portadores dos mais de 13 mil cartões de pagamento do governo espalhados pelo País gastaram, de forma secreta, R$ 21,3 milhões dos R$ 46,1 milhões pagos pelo chamado suprimento de fundos. A maioria é de compras e saques da Presidência da República, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal. Na Presidência, 95% das despesas com cartões são sigilosas.

O referido Cartão de Crédito foi criado por Fernando Henrique Cardoso ao final de seu governo, para pequenos gastos com materiais necessários à administração, evitando burocracias, porém, com o passar dos tempos, começou a ser utilizado em viagens, saques em espécie e outros, que geraram acusações de fraudes as mais variadas, levando a Ministra Matilde Ribeiro, da Promoção da Igualdade Racial,  a pedir seu chapéu antes da dita igualdade acontecer. 
O cartão permaneceu em uso e agora conseguiram acabar com as intriguinhas da oposição, que vira-e-mexe acusava alguém de uso indevido: o sigilo !
Um total de 46 % delas não estão sendo declaradas, na totalidade e 95% na Presidência.
Penso que o povo também poderia ter o mesmo tratamento quando do preenchimento do IR, por exemplo, assim, ao invés de um cidadão declarar seus rendimentos e despesas reais, realizaria a apresentação de apenas 5% desses totais. 
Desta forma, o provérbio popular: "o que os olhos não vêem, o coração não sente", com o famoso jogo de cintura brasileiro, seria modificado para: " o mesmo vento que venta lá, venta cá !"
Ah !, Antes que passe do ponto, há um outro ditado do qual o povão e eu gostamos muito, apesar de uma grande maioria não saber o que quer dizer:
"O pior cego, é o que não quer ver !"
Bom café, ou jantar, sei lá !

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - 04.01.2013

Bom dia !
Ano novo e problemas antigos...
Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e outros estados alagados e com os eternos, "cai morro", "cai barreira", "cai barranco" e "cai barraco"... 
... e quando não é o excesso de água, é a falta dela, ceifando vidas, plantações, energia...
A mídia cita a natureza e divorcia-se do assunto em relação às omissões constantes das administrações, em quaisquer níveis governamentais. 
Parece que a natureza, os sem teto e os nordestinos é que são os verdadeiros culpados pelas catástrofes. 
Os governos, para "resolverem" os problemas, lançam mão dos números de contas bancárias e de canais de doações, para que nós, contribuintes onerados, paguemos pelos gastos que já recolhemos antecipadamente neste condomínio caríssimo denominado Brasil.
A aflição dos atingidos nos faz tirar mais um pouquinho dos escassos recursos que temos. 
Então, novas notas desfocadas da realidade, falam de verbas desviadas e doações desviadas... A justiça, como não poderia deixar de ser, também é desviada.
Sustentamos, assim, a perpetuação da vigarice, pois que já "passamos a régua" nessas contas, incluindo as caridades em período de recesso parlamentar.
A hora é de o povo cobrar a contrapartida e os poderes realizarem o necessário com as verbas disponíveis.
Basta !
Bom café, neste dia que já levantei injuriado com tanta safadeza.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - 02.01.2013

Bom dia a todos.
Novo ano e novas expectativas para o povo brasileiro;
O BBB 2013 vem ai; os campeonatos regionais, nacional, continentais e mundiais de futebol;
Vem ai o carnaval, regado a muita cerveja, com muito samba e sexo explícito e "fazível" !
Novas novelas regravadas, reprisadas ou com os mesmos assuntos de há séculos...
Tudo na telinha, ao alcance das ávidas mãos, nos desígnios de um controle remoto.
Um amigo chama-me a atenção, acenando que os novos administradores públicos tomaram posse para mais quatro anos de reclamações acerca de ensino de má qualidade, falta de médicos nos postos de saúde, sistemas de saúde caríssimos, violência, corrupção, impunidades...
Ora, que cara chato esse meu amigo que vem atrapalhar a felicidade com coisinhas que só aparecem nos telejornais: vou bloqueá-lo no Face.
Afinal, gente brasileira, o que importa a vida política, quando temos bola, cerveja, sexo, samba e carnaval ?
O resto a gente vai levando...
Sempre !
Bom café meu povo feliz.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ COM O PENA BRANCA - 01.01.2013

Sempre é tempo de mudanças em nossas vidas e uma passagem de ano é o momento ideal para fazermos introspecções e análises, e nos propormos a renovações de atitudes e comportamentos.
Hoje começamos um ano novinho em folha e, não seguindo meus próprios conselhos, serei o mesmo velho Pena Branca:
Pasmo, ontem, na passagem de 2012 para 2013, da sacada de meu apartamento, entre fogos e alegrias, pude ver o pessoal do serviço de limpeza pública de Goiânia em pleno trabalho.
Sabedor que sou dos serviços essenciais que devem funcionar, calculei que aqueles homens que ali estavam trabalhando não devem ter familiares, devem detestar festividades e que o lixo a ser recolhido não poderia esperar até a manhã do dia seguinte. Também imaginei que seus chefes deveriam estar afastados das suas famílias, bem como o senhor Prefeito Municipal, Secretários e Assessores, todos trabalhando e justificando os altos salários que recebem de nossos bolsos de fartos recursos.
Fui dormir tranquilo, consciente das árduas empreitadas que nossos administradores enfrentam diariamente em benefício de todos nós, recolhedores de impostos.
Os "lixeiros", como são carinhosamente chamados, deveriam estar felizes e satisfeitos com os cuidados que a Prefeitura Municipal de Goiânia dispensa a eles.
Parabéns ao Prefeito que será empossado hoje às 15 horas, para um novo mandato: a labuta daqueles homens mostra que  o senhor tem seus servidores nas mãos.
Só um pedido, senhor: leia o primeiro parágrafo deste meu texto com bastante atenção.
Bom Café.