domingo, 10 de fevereiro de 2013

HOJE, O ALMOÇO COM O PENA BRANCA - 10.02.2013

Boa tarde !

Abrindo jornais na internet, em busca de subsídios para um café da manhã saudável, só consegui encontrar o Rei Momo, a Rainha do Carnaval, plumas e penas recoloridas, paetês e balangandãs que mudaram de lugar nas fantasias, cabrais, ameríndios, falsos jogadores de futebol, mulheres que se desnudam em revistas o ano inteiro e que no carnaval retiram o que sobrou (se), beberrões por detrás de direções perigosas, etc, etc, etc...
Então, a página destinada às escolas de samba...
Caramba, as penas e as plumas foram recoloridas; os paetês e balangandãs mudaram de lugar nas fantasias; lá estão os cabrais, os ameríndios, os falsos e as peladas...
Olho para a minha estante e vejo os livros que ajudaram a construir este meu edifício...
Lá estão, entre outros: Não Verás País Nenhum, de Loyola Brandão e Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, da Editora Objetiva e seleção de Ítalo Moricone.
Citei estes dois, particularmente: pelo visionário Loyola, nos idos 70 do milênio passado - uma leitura árida, seca e atual..., e o outro, um verdadeiro passeio pelo "pano de fundo" histórico-político-social-cultural de nosso país. Obra que apesar de ter mais de seiscentas páginas, oferece uma leitura rápida, como é a característica dos contos.
Leituras imperdíveis para os que, como eu,  preferem saborear idéias a rebolar um Alalaô.

Bom almoço (o carnaval atrasou até o Café da Manhã !)
PS - Apesar de ser intolerante quanto aos quesitos bagunça,  baderna e desrespeito, devo salientar que não sou contra o carnaval como demonstração de um aspecto cultural de uma nação. Sou contra o sentido que "essa coisa" vem tomando através dos tempos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário